quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Apuração dos votos da Consulta Popular 2013 acontece na ACI Cruz Alta



Desde a manhã desta quinta-feira,  aproximadamente 30 pessoas realizam a apuração dos votos da Consulta Popular 2013 na sede da ACI Cruz Alta. As últimas urnas estão sendo apuradas, a previsão é de que até o final da tarde tenha-se os resultados.
De acordo com Silvino Franco, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMUDE), que coordena a Consulta Popular em Cruz Alta, até o momento estima-se que mais de 21 mil eleitores tenham participado da consulta. A participação da população cruzaltense teve um significativo aumento, em comparação com o ano de 2012, quando foram contabilizados 15 mil votos.
Para Silvino, o número de eleitores que responderam a Consulta Popular foi expressivo, levando em consideração que são 48 mil eleitores em Cruz Alta, quase 50% da população de eleitores participou da votação do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadão.
Os eleitores tiveram a oportunidade de votar via Internet ou em cédulas de papel. A apuração dos votos conta com a mobilização e o trabalho de todos os segmentos interessados na Consulta Popular, entre eles segurança pública, Prefeitura Municipal, Unicruz, Uergs, bombeiros, 9ª CRE.
Silvino Franco explica que o governo do estado coloca parte do orçamento do estado para a Consulta Popular, neste ano aproximadamente R$185 milhões serão divididos e distribuídos aos municípios, de acordo com número de participação na consulta.
Na cédula de votação, os eleitores poderiam escolher 4 itens a serem contemplados com as verbas da Consulta Popular, para cada área havia duas opções de resposta. As áreas que faziam parte da consulta eram: cultura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento rural, saúde, segurança pública, política para mulheres, turismo, esporte e lazer, habitação e saneamento básico, educação básica. As questões seguintes eram sobre as prioridades regionais e reforma política.
Silvino Franco, que há 10 anos participa da votação da Consulta Popular, lembra que o Hospital São Vicente de Paulo já recebeu cerca de R$3 milhões nestes 10 anos, recursos financeiros conquistados por meio da Consulta. “Saúde e segurança são os principais itens votados pela população”, ressalta Silvino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário