segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ACI Cruz Alta participa de audiência pública que visa o traçado da Ferrovia Norte-Sul


Foi realizada na última sexta-feira, 16, no Clube Arranca, em Cruz Alta, a audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em Apoio às Ferrovias, da Assembleia Legislativa, com o objetivo de discutir a implementação da Ferrovia Norte-Sul no Estado e sua interligação ao Mercosul. O traçado da ferrovia Norte-Sul, ainda está em fase de projeto, e visa facilitar o escoamento e beneficiar as maiores regiões produtivas do estado.
O encontro foi mediado pela deputada estadual, Zilá Breitenbach (PSDB) e contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Pedro Westphalen (PP), além de lideranças políticas locais e da região noroeste do Estado.
O Presidente da ACI Cruz Alta, Manoel Emerson Cezar de Souza, comentou sobre a importância do traçado da ferrovia Norte-Sul passar por Cruz Alta, uma vez que o município é hoje, o principal porto seco de transporte de grãos. “Cruz Alta precisa se articular cada vez mais no ponto de vista político, para poder levar adiante este processo, já que, as prorrogativas que nós fizemos no ponto de vista do relevo e de produção agrícola, foi apresentado um quadro onde Cruz Alta está em primeiro lugar. Hoje nós temos o principal porto seco de transporte de grãos e desta forma, não podemos ficar fora deste processo”.
De acordo com o presidente, as condições da malha ferroviária em nosso estado se encontram em péssimo estado, utilizada de forma inadequada, fazendo com que o preço do transporte de carga seja elevado. “Temos hoje uma ferrovia sucateada e explorada de forma monopolista, onde o preço do frete ferroviário é inadequado e  excessivo. É mais caro chegar a Rio Grande com uma tonelada de soja, por meio ferroviário do que pelo modal rodoviário. Precisamos de uma ferrovia funcional, viável e com custo competitivo. Esses são critérios técnicos e com produtividade, para sua competição, construção e para a sua utilização”.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, a audiência pública foi uma oportunidade para demonstrar o potencial da região e a fundamentação necessária para que os técnicos tomem a sua decisão e definam que o traçado passe por Cruz Alta. “Que bom que está saindo essa audiência pública, pois há três anos quando foi determinação do Governo Federal de fazer essa ferrovia de integração, o Rio Grande do Sul estava excluído. Nós fizemos um movimento no parlamento gaúcho, que fez com que ela viesse para o nosso Estado e hoje estamos discutindo por onde ela deve passar. Foi uma reunião extremamente técnica, bem organizada e não temos dúvidas de que ela tenha de passar em Cruz Alta. Essa decisão técnica está preparada e fundamentada para que de fato ela aconteça”.
De acordo com a deputada Zilá, os objetivos das audiências realizadas no estado é fazer com que as regiões se apropriem do estudo que está sendo feito, e contribuam com dados e ajudem a desenvolver economicamente o estado.
Ainda estão confirmadas as audiências em: Caxias do Sul, dia 23 de agosto, as 9h30 na Câmara Municipal de Vereadores, e em Venâncio Aires, no dia 05 de setembro, às 17h30, também na sede da Câmara de Vereadores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário