sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ACI Jovem firma programa com o Sebrae para capacitar professores nas escolas de ensino médio de Cruz Alta

Foi realizada na tarde da última quarta-feira, 28 de agosto, a Reunião da ACI Jovem, que contou com a presença do Técnico do Sebrae, Rubem Schollmeier, para discutir assuntos relacionados à capacitação dos professores que participarão do Programa Despertar – Educação Empreendedora. Na próxima segunda e terça-feira, na parte da tarde, acontecerá uma visita aos diretores das escolas informando a metodologia de ensino.
O Programa Despertar, primeiramente, busca capacitar professores das escolas estaduais de ensino médio de Cruz Alta em metodologia própria do Sebrae para abordar a temática do empreendedorismo em sala de aula. A capacitação aos professores terá carga horária de 24 horas e acontece nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no Auditório da ACI Cruz Alta. Os certificados fornecidos poderão ser apresentados na avaliação individual dos professores junto a SEDUC. O programa visa preparar os jovens a vivenciar  aspectos da cidadania, enquanto fator de responsabilidade social, contribuindo para uma mudança socioeconômica. 
Segundo Jaques Elesbão Rathke, presidente da ACI Jovem, esta ação é um dos projetos do Programa da entidade denominado Cruz Alta Empreendedora que visa mudar o comportamento das pessoas, desenvolvendo uma atitude de empreendedorismo. “Primeiramente acontecerá essa capacitação e após será aplicado aos alunos. É uma ferramenta desenvolvida para mudar o comportamento dos jovens, despertando neles, o empreendedorismo”.
De acordo com o Rubem Schollmeier, o programa é uma grande oportunidade para as escolas participarem e os alunos aprenderem na prática como desenvolver comportamento empreendedor. “É uma atitude empreendedora e a atitude empreendedora é uma característica que exige dos profissionais, tanto para quem vai abrir um negócio, quanto para aqueles que irão prestar serviços para uma empresa. É importante disseminar o empreendedorismo a partir da educação nas escolas”. 
Metodologia para os alunos.
Ampliar visão de futuro profissional, motivar a empreender, na medida em que desenvolve as características empreendedoras.
Encontros em sala: discussão de textos, dinâmicas de grupo, e reflexões individuais. 30 horas distribuídas em 10 encontros.
Pesquisas de mercado e visita a empresa: 36 horas de atividades extraclasse.
Feira do Jovem Empreendedor: formar empresa, desenvolver Plano de Negócio e produzir para comercialização. 30 horas de atividades extraclasse.
Resultados esperados do programa
Oportunizar aos jovens a descoberta de suas potencialidades e uma reflexão sobre a possibilidade transformá-las em capacidades, competências e habilidades.
Favorecer o desenvolvimento de futuros profissionais tornando-os mais aptos a atuar no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores em diversas situações de sua vida.
Será discutido o cenário socioeconômico mundial; a importância da escolaridade no mercado de trabalho; o perfil do empreendedor; noções de planejamento; trabalho em equipe; elementos da qualificação, atributos da empregabilidade e atitudes empreendedoras; empreendedorismo como opção de carreira; plano de negócios; e promoção do empreendimento e vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário