sexta-feira, 12 de abril de 2013

Programa Miniempresa estimula o espírito empreendedor nos jovens




Na noite de terça-feira, 9 de abril, iniciou na escola Annes Dias o programa Miniempresa. Pela primeira vez aderindo ao programa, serão 22 alunos do 2º ano do Ensino Médio que terão como instrutores Rafael Braga, Angelo Roque, Ricardo Forbeci e Viviane Varela.
         No Colégio Franciscano Santíssima Trindade já é a 16ª turma do programa. A Miniempresa deste ano tem como voluntários Cristiano Prevedelo, Fernanda Guimarães, João Ricardo Oliveira e Athaís Berghetti.
           O Programa Miniempresa faz parte da Junior Anchievement, é uma iniciativa que proporciona aos estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, a experiência prática em economia e negócios para a organização e operação de uma empresa. Desenvolvido em 15 semanas, com encontros semanais realizados nas escolas, geralmente à noite, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
           Os profissionais voluntários explicam os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário. 
             Os objetivos do programa são: trabalhar conceito de empresa e suas origens, enfatizando os tipos de empresa. Mostrar que, a partir de uma necessidade, se produz bens que geram satisfação. Mostrar como funcionam as quatro principais áreas de uma empresa: Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.  Controlar a presença nas jornadas, fluxo de caixa, compra de matéria-prima, controle de estoque, vendas e produção. Proporcionar troca de informações e conhecimento da empresa como um todo.  Fabricar um produto, consciente das normas de segurança, controle de metas de produção e qualidade, dos riscos e sucesso de um negócio. Mostrar os compromissos legais da empresa, referentes aos encargos e impostos, não sendo pagos ao governo, mas doados a uma instituição beneficente. Envolver o participante em atividades como Rodada de Palestras com empresários e feiras.

             No colégio Santíssima Trindade, até o ano de 2012, 333 estudantes já passaram pelo programa miniempresa.  A coordenadora do projeto no STS, Anete Mulinari explica que oportunizar essa experiência contribui diretamente para desenvolver o espírito empreendedor dos jovens. “Eles se tornam jovens mais maduros e experientes, aprendem a serem empreendedores de suas próprias vidas.”
       A ACI Cruz Alta é parceira da Junior Achievement nesse projeto que tem o objetivo de promover a cultura empreendedora no município, proporcionando o contato dos jovens com o empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário