Na reunião ordinária da ACI Cruz Alta que aconteceu na segunda-feira, 15 de abril, a técnica em Administração e Contabilidade, Tatiana Cereser, apresentou a pesquisada realizada em 2012 sobre o perfil dos empreendedores de Cruz Alta.
Tatiana
enfatizou que o interesse pela pesquisa iniciou com a finalidade de entender
quais os motivos que levam as empresas a abrirem e não durarem muito tempo.
Para isso, optou em pesquisar qual o perfil dos empreendedores de sucesso do
município de Cruz Alta, para compreender os motivos que levam as empresas ao
progresso. A estudante contou com a parceria da ACI, para que fosse possível
entrar em contato com os empresários e realizar o estudo.
Durante
os meses de março e abril de 2012, Tatiane aplicou os questionários individuais
em 34 empresas, com questões de múltipla escolha e dissertativas. A amostragem
foi feita a partir de 20% dos 167 associados da ACI Cruz Alta na data.
FAIXA
ETÁRIA
Os
resultados obtidos apontam que 74% dos empresários que participaram da pesquisa
são do sexo masculino e 26% do sexo feminino. A faixa etária que prevalece é
dos 30 a 41 anos, totalizando 38%. Em seguida, os empresários de 41 a 50 anos,
com 35%. Os empresários de 51 a 60 anos totalizaram 15% e os com mais de 60
anos representaram 12%.
ESCOLARIDADE
Grande
parte dos entrevistados que participaram da pesquisa possuem curso superior
(44% dos empresários), 23% possuem ensino médio, 18% formados em curso técnico,
9% com curso de pós-graduação e 6% dos entrevistados possuem apenas ensino
fundamental.
TEMPO
DE EMPREENDIMENTO
Das
34 empresas participantes da pesquisa, 18 delas (53%) estão no mercado a mais
de 16 anos, 23% estão em atividade de 11 a 15 anos, as empresas em funcionamento
de 6 a 10 anos representaram 12%, e as com até 5 anos no mercado também
representaram 12%.
PLANO
DE NEGÓCIOS
O
plano de negócios é uma importante ferramenta para planejar os objetivos e as
metas do empreendimento. A maioria das
empresas, 53%, realizaram plano de negócios antes de abrirem.
DIFERENCIAL COM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES
Dos
empresários entrevistados, 67% acreditam que o atendimento é o principal
diferencial para conquistar e fidelizar clientes. 18% apostam em produtos
diferenciados e 15% priorizam a qualidade dos serviços.
ESTRATÉGIA
DE MARKETING
Os
meios de comunicação são os principais responsáveis em construir e fortalecer a
imagem da empresa, marca e produto. A maioria dos empresários associados da ACI
que participaram da pesquisa, 38%, confiam no rádio como estratégia de
marketing de maior alcance e visibilidade. Em seguida, 32% da amostra,
acreditam no jornal impresso como forma de divulgação da empresa. 15% dos
entrevistados veem a TV como alternativa de publicidade, 6% optam por folders,
6% priorizam o site e apenas 3% apostam em patrocínios.
LADO
POSITIVO DE SER EMPREENDEDOR
Quando
indagados sobre qual o lado positivo de ser empreendedor, as respostas ficaram
bastante divididas. 20% acreditam que o lado bom de ser empreendedor é ter
novas oportunidades, 17% responderam que é realizar sonhos, 15% gerar empregos,
15% estabilidade, 15% dono do negócio, 12% crescimento, 6% troca de
experiências.
LADO
NEGATIVO DE SER EMPREENDEDOR
Os
empresários também foram indagados sobre quais os pontos negativos em ser
empreendor. Grande parte deles, 26%, responderam que não há lado negativo. 23%
disseram que o lado negativo é ter compromisso com as cargas tributárias/leis,
21% responderam que são os riscos, 18% falaram em ter muitas responsabilidades
e 12% citaram que há muito trabalho.
VISÃO
DE FUTURO PARA A EMPRESA
A
maioria dos empresários da pesquisa, 59%, responderam que pretendem expandir os
negócios, aumento da produção ou serviços, ampliando as vendas. Em seguida, 23%
dos empresários, disseram que buscam estabilidade, 15% citaram que ambicionam
criar filiais da empresa e apenas 3% responderam que buscam valorizar os
colaboradores.
CONSELHOS
PARA SER UM EMPREENDEDOR
Uma das
questões a ser respondida pelos empresários foi: quais os conselhos que você
daria para quem quer ser um empreendedor? O total de 47% dos empresários
acredita na pesquisa de mercado como uma das principais medidas antes de se
abrir um negócio. É importante analisar o mercado, a concorrência, a aceitação
do novo produto ou serviço.
EXPANSÃO
DO NEGÓCIO
Houve
um equilíbrio de respostas. 50% responderam que já expandiram seus negócios e
50% disseram que não. Mas as que ainda não expandiram, tem como visão de futuro
e perspectivas a expansão de negócios.
CONCLUSÃO
As conclusões apontam a
necessidade de planejamento antes de abrir uma empresa, é importante ter
conhecimento da atividade, habilidades para gerenciar seus recursos, saber
identificar oportunidades, ter um bom líder e saber estimular seus
colaboradores, muitos otimistas e enxergam o sucesso, visão de futuro, sempre
atentos ao mercado e em busca de novas ideias.
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