quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pesquisa sobre o perfil dos empreendedores de sucesso associados na ACI Cruz Alta


      Na reunião ordinária da ACI Cruz Alta que aconteceu na segunda-feira, 15 de abril, a técnica em Administração e Contabilidade, Tatiana Cereser, apresentou a pesquisada realizada em 2012 sobre o perfil dos empreendedores de Cruz Alta.
      Tatiana enfatizou que o interesse pela pesquisa iniciou com a finalidade de entender quais os motivos que levam as empresas a abrirem e não durarem muito tempo. Para isso, optou em pesquisar qual o perfil dos empreendedores de sucesso do município de Cruz Alta, para compreender os motivos que levam as empresas ao progresso. A estudante contou com a parceria da ACI, para que fosse possível entrar em contato com os empresários e realizar o estudo.
     Durante os meses de março e abril de 2012, Tatiane aplicou os questionários individuais em 34 empresas, com questões de múltipla escolha e dissertativas. A amostragem foi feita a partir de 20% dos 167 associados da ACI Cruz Alta na data.

 FAIXA ETÁRIA
     Os resultados obtidos apontam que 74% dos empresários que participaram da pesquisa são do sexo masculino e 26% do sexo feminino. A faixa etária que prevalece é dos 30 a 41 anos, totalizando 38%. Em seguida, os empresários de 41 a 50 anos, com 35%. Os empresários de 51 a 60 anos totalizaram 15% e os com mais de 60 anos representaram 12%.

ESCOLARIDADE
      Grande parte dos entrevistados que participaram da pesquisa possuem curso superior (44% dos empresários), 23% possuem ensino médio, 18% formados em curso técnico, 9% com curso de pós-graduação e 6% dos entrevistados possuem apenas ensino fundamental.

TEMPO DE EMPREENDIMENTO
      Das 34 empresas participantes da pesquisa, 18 delas (53%) estão no mercado a mais de 16 anos, 23% estão em atividade de 11 a 15 anos, as empresas em funcionamento de 6 a 10 anos representaram 12%, e as com até 5 anos no mercado também representaram 12%.

PLANO DE NEGÓCIOS
      O plano de negócios é uma importante ferramenta para planejar os objetivos e as metas do empreendimento.  A maioria das empresas, 53%, realizaram plano de negócios antes de abrirem.

DIFERENCIAL COM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES
      Dos empresários entrevistados, 67% acreditam que o atendimento é o principal diferencial para conquistar e fidelizar clientes. 18% apostam em produtos diferenciados e 15% priorizam a qualidade dos serviços.

ESTRATÉGIA DE MARKETING
      Os meios de comunicação são os principais responsáveis em construir e fortalecer a imagem da empresa, marca e produto. A maioria dos empresários associados da ACI que participaram da pesquisa, 38%, confiam no rádio como estratégia de marketing de maior alcance e visibilidade. Em seguida, 32% da amostra, acreditam no jornal impresso como forma de divulgação da empresa. 15% dos entrevistados veem a TV como alternativa de publicidade, 6% optam por folders, 6% priorizam o site e apenas 3% apostam em patrocínios.

LADO POSITIVO DE SER EMPREENDEDOR
      Quando indagados sobre qual o lado positivo de ser empreendedor, as respostas ficaram bastante divididas. 20% acreditam que o lado bom de ser empreendedor é ter novas oportunidades, 17% responderam que é realizar sonhos, 15% gerar empregos, 15% estabilidade, 15% dono do negócio, 12% crescimento, 6% troca de experiências.

LADO NEGATIVO DE SER EMPREENDEDOR
       Os empresários também foram indagados sobre quais os pontos negativos em ser empreendor. Grande parte deles, 26%, responderam que não há lado negativo. 23% disseram que o lado negativo é ter compromisso com as cargas tributárias/leis, 21% responderam que são os riscos, 18% falaram em ter muitas responsabilidades e 12% citaram que há muito trabalho.

VISÃO DE FUTURO PARA A EMPRESA
        A maioria dos empresários da pesquisa, 59%, responderam que pretendem expandir os negócios, aumento da produção ou serviços, ampliando as vendas. Em seguida, 23% dos empresários, disseram que buscam estabilidade, 15% citaram que ambicionam criar filiais da empresa e apenas 3% responderam que buscam valorizar os colaboradores.

CONSELHOS PARA SER UM EMPREENDEDOR
        Uma das questões a ser respondida pelos empresários foi: quais os conselhos que você daria para quem quer ser um empreendedor? O total de 47% dos empresários acredita na pesquisa de mercado como uma das principais medidas antes de se abrir um negócio. É importante analisar o mercado, a concorrência, a aceitação do novo produto ou serviço.

EXPANSÃO DO NEGÓCIO
      Houve um equilíbrio de respostas. 50% responderam que já expandiram seus negócios e 50% disseram que não. Mas as que ainda não expandiram, tem como visão de futuro e perspectivas a expansão de negócios.

CONCLUSÃO
     As conclusões apontam a necessidade de planejamento antes de abrir uma empresa, é importante ter conhecimento da atividade, habilidades para gerenciar seus recursos, saber identificar oportunidades, ter um bom líder e saber estimular seus colaboradores, muitos otimistas e enxergam o sucesso, visão de futuro, sempre atentos ao mercado e em busca de novas ideias.

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