quarta-feira, 24 de abril de 2013

Definida comissão para elaborar o pré-projeto da BR 377 e do anel rodoferroviário



Reunir forças e articular ações em prol da implantação da BR 377 e do anel rodoferroviário, esses foram os objetivos da reunião preparada pela ACI Cruz Alta na noite de segunda-feira, 22 de abril.
A noite foi destinada a discussões de ideias e planejamentos para que seja possível articular as ações que serão desenvolvidas e dar andamento ao plano.
O mapa explicativo com a proposta do traçado  foi apresentado pelo Presidente da ACI Cruz Alta e Vice-Presidente da FEDERASUL Regional Alto Jacuí, Manoel Emerson Cezar de Souza. Na ocasião, Emerson Souza relatou aos presentes que esteve reunido na tarde de segunda-feira com o engenheiro Luis Augusto Bassani, do DNIT, justamente para expor essa carência logística da comunidade empresarial de Cruz Alta e região. Emerson afirmou que “a comunidade deve ser ouvida para definição do traçado, a comissão tem a propriedade de fazer a triagem das proposições e o dever de articular a melhor proposta”, pensamento que foi partilhado e  ratificado pelo Engº Bassani.
O grupo de trabalho constituído para elaborar o pré-projeto da BR 377 pretende estar engajado com as entidades locais e regionais, prefeituras, vereadores, políticos, senadores, deputados federais e estaduais. E também almeja a sinergia regional com o apoio dos COREDEs.
Paulo Silveira Neto, secretário de Planejamento, representante da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, acrescentou que “O prefeito Juliano da Silva, está imbuído e comprometido com o desenvolvimento de Cruz Alta e região,  é preciso elaborar um plano bem feito que tenha início, meio e fim, para que saia do papel”. Neto ainda afirmou que “o executivo está junto com o desejo da ACI e da comunidade, não podemos deixar a desejar”.
Em meio às discussões, Airton Becker, presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta e afiliado da FARSUL, manifestou que a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul estará comprometida com o projeto. Airton recordou que há 40 anos existe o marco BR 377, ano 1970. “A hora é perfeita, hoje vivemos um caos logístico”. Becker também citou a quebra de contrato da China com o Brasil, por falta de logística; e o programa Brasil Logístico, que irá revitalizar o modal ferroviário no país.
José Carlos Severo Corrêa, secretário executivo do COREDE Alto Jacuí, explica que a missão do COREDE é agregar parceria ao grupo, buscando o apoio dos COREDEs, principalmente daqueles que serão influenciados e beneficiados com a implantação da BR 377. “Nós precisamos conscientizar a região sobre a importância dessas obras para captar o apoio dos COREDEs vizinhos”. Severo ainda lembrou que é necessário e fundamental as lideranças políticas estarem envolvidas na efetivação deste processo. O planejamento estratégico do COREDE Alto Jacuí já apontou que a implantação da BR 377 e do anel rodoferroviária são importantes para a região, em terno de ligações logísticas e escoamento de produção.
Severo acredita que o COREDE Vale Jaguari, que tem como sede a cidade de Santiago, será parceiro nessa ação, pois a BR 377 será uma ligação entre Santiago e Cruz Alta, através de Santa Tecla. 


Para Roberto Luís Visoto, coordenador da região funcional 8 do Fórum dos Coredes e Presidente do COREDE Alto Jacuí explicou:  “Esse projeto tem lógica, transcende as regiões, priorizando os 14 municípios do Alto Jacuí, onde a mãe é Cruz Alta. É preciso trazer as regiões de trabalho e funcionais do governo estadual para a sede em Cruz Alta, essa luta vai ser abordada no Seminário de Desenvolvimento do COREDE”.
No estado são 28 COREDEs, divididos em 9 regiões funcionais. Visoto aproveitará a reunião do Fórum dos COREDEs, presidido por Hugo Ximenes, representante do COREDE Vale do Jaguari, em busca de adesão para a causa da BR 377, através de um documento de apoio. O coordenador ainda assumiu compromisso de articular os COREDEs em uma Assembleia Regional ampla, trazendo os prefeitos e lideranças políticas constituídas.
Esteve presente também na reunião, a vereadora Estela Maris, proponente e presidente da Comissão Especial Pró-BR da Câmara de Vereadores. Estela se colocou a disposição para participar do processo, independente de partido. “Com a minha experiência como vereadora, irei apoiar para promover essa discussão respeitando o que foi construído, faltando apenas o toque final, o momento é de desenvolvimento do país como um todo, significa todos os partidos, e devemos utilizar tudo o que for possível para isso. Precisamos de convicção para desenvolver Cruz Alta e região”. – completou Estela.
Acerca da Comissão Pró BR 377 criada na Câmara de Vereadores de Cruz Alta com representatividade de todos os partidos, o presidente da ACI Cruz Alta, Manuel Emerson Cezar de Souza, afirmou: “Desejamos que essa comissão não seja passageira e inócua, que dure apenas 5 minutos, uma comissão de papel. Queremos que esta comissão se faça presente e esteja disposta a contribuir articulando politicamente com seus pares, assim como toda a comunidade interessada em agregar-se a nossa luta pelo desenvolvimento regional”. – explicou Emerson.
Na reunião foi definida a comissão que terá a responsabilidade de elaborar o pré-projeto que será entregue em 30 dias ao DNIT para estudos de viabilidade. Compõem a comissão as lideranças representativas locais: Prefeitura Municipal de Cruz Alta, Câmara de Vereadores, Unicruz, Sindicato Rural, COREDE Alto Jacuí, ACI Cruz Alta, Sindilojas, CDL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representantes da imprensa local.
A proposta indica que BR 377 e o anel rodoferroviário farão a ligação da BR 158 com a ERS 342 até a CCGL. Pela mesma faixa de domínio da BR 377 até Benjamin Nott, também ligará o trecho que compreende até Santa Tecla, e a duplicação da ERS 342 até a CCGL. 
O empresário, Álvaro Fogliato, sugeriu a participação da ALL na comissão, levando em conta que a proposta irá considerar as linhas rodoferroviárias.
 Emerson deixou claro que “o papel da comissão é importantíssimo, pois será responsável em realizar o tema de casa, concretizar o nosso sonho, estar atenta aos anseios da comunidade, e expor a necessidade regional”.  Emerson também indagou sobre “o que Cruz Alta quer?”, é preciso que as necessidades da comunidade sejam atendidas e suas carências por serviços públicos sejam supridas. O entorno urbano da cidade precisa adequar-se ao processo de desenvolvimento e expansão, motivo pelo qual se discute amplamente  a construção do anel rodoferroviário.
As próximas atividades agora são desenvolver uma única proposta que represente a coletividade, reunir números e indicadores que justifiquem a necessidade das obras, organizar o grupo de representantes, encaminhar o pré- projeto ao DNIT. Posteriormente este será encaminhado a Porto Alegre e a Brasília para fechar o traçado definitivo juntamente com o Governo Federal e ser incluído no orçamento. Todos concordaram que daqui para frente as ações serão organizadas em ordem de prioridade, a proposta deverá contemplar todos os segmentos da comunidade local e regional, o pré-projeto deverá contemplar a totalidade do traçado e do anel rodoferroviário, que poderá ser executado em etapas, como estratégia de viabilizar o projeto todo.  A comissão terá a tarefa de agregar todos os movimentos, congregar esforços que traduzam um movimento único e coletivo.

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