quarta-feira, 20 de março de 2013

Workshop de Empreendedorismo reuniu entidades comprometidas com o empreendedorismo e o desenvolvimento regional





O I Workshop de Empreendedorismo na tarde de terça-feira contou com presença de 20 entidades do município comprometidas com o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. O evento iniciou com as palavras do presidente da ACI Cruz Alta, Manoel Emerson Cesar de Souza, que enfatizou a importância do momento histórico de entidades com a responsabilidade de mudar a vida das pessoas.
A reitora da Universidade de Cruz Alta, Elizabeth Fontoura Dorneles, comentou sobre o papel da instituição em se aproximar do mundo empresarial e das empresas, para que seja possível articular questões e problemáticas no âmbito geral. Elizabeth completou afirmando que “A Unicruz conquistou a integração regional e abriu espaço para atuar contribuindo nos aspectos tecnológicos e científicos”.
O vice-prefeito de Cruz Alta, Moacir Marchezan, lembrou que “todos nós temos compromisso e poder de trabalhar em prol da comunidade”.
Para começar as apresentações, o consultor do Sebrae, Denilso Zanon, foi o mediador do Workshop: “Aqui estão órgãos reunidos, se aproximando das pessoas e é isso que precisamos, nos aproximarmos como pessoas, para que se torne possível conhecer as ações de instituições do mesmo município e que muitas vezes não temos conhecimento”, iniciou Denilso.
Ele ainda lembrou que “precisamos repensar e transformar nossos atos para que estejamos voltados ao desenvolvimento pessoal e da região. Edificar, construir e apoiar rumo à construção, pois olhares divergentes não significam ideais opostos”.
Na sua apresentação sobre as ações da ACI, o presidente Emerson deixou claro que “é muito importante que as instituições gerem lideranças novas”.
O professor Carlos Eduardo Tavares, coordenador do curso de Administração da Unicruz, explicou que a Universidade está ligada ao desenvolvimento e ao empreendedorismo por meio dos seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. Para alcançar-se a inovação, Carlos Eduardo afirmou que “é preciso formar administradores com espírito e comportamento empreendedor e melhorar a cultura empreendedora da região”.
A gestora do atendimento territorial do Sebrae, Roberta Morawski, ressaltou a missão da entidade: fomentar e desenvolver o empreendedorismo. O Sebrae é um dos órgãos responsáveis que promove o Empretec, encontros empresariais, seminários de créditos, além de assessoria, consultoria e capacitações no ramo do empreendedorismo.
Marcos Henckes, representante regional do SENAI, contou que as principais práticas relacionadas ao desenvolvimento são direcionadas a qualificação profissional, aperfeiçoamento e aprendizagem, onde se trabalha os processos do empreendedorismo baseados em três pilares fundamentais: desenvolvimento social, intelectual e qualificação.
Marcio Mews, representante do SENAC, contou sobre as ações desenvolvidas pelo SENAC para incentivar principalmente os jovens, por meio de cursos que refletem na inserção ao mercado de trabalho. Marcos ressaltou que “é importante termos docentes qualificados para orientar os jovens a inserirem-se no empreendedorismo”.
Para representar o CIEE, que é uma entidade filantrópica e está presente em Cruz Alta desde 2005, esteve no Workshop a gestora Patrícia Leal. As principais atividades desenvolvidas são programas de estágio e aprendizagem, que oportunizam experiências profissionais aos estudantes.
O gerente regional da EMATER-RS/ ASCAR, Geraldo Casper enfatizou que a entidade vem desenvolvendo atividades em 492 municípios por meio do incentivo as produções e a diversidade, capacitação dos agricultores e assistência continuada.
José Laureano Silveira, dirigente do Núcleo de Apoio a Empreendimentos, apresentou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza diversos programas que visam desenvolver o município de Cruz Alta, um dos principais é o distrito industrial para as empresas ampliarem os seus projetos e também surgir novas.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth Linke, expôs que existem 10 núcleos comprometidos em atender a demanda, que desenvolvem ações articuladas e a mobilização social. Elizabeth afirmou que “a possibilidade das pessoas empreenderem pode e deve acontecer com a preparação dos jovens e crianças”.
A professora Denise do Amaral apresentou as ações da Secretaria Municipal de Educação, lembrando-se da importância em capacitar os educadores para as tecnologias e para a relação com crianças portadoras de necessidades especiais, inclusão em prol do desenvolvimento.
João Gobbo, presidente do Sindilojas fez suas considerações sobre o desenvolvimento de Cruz Alta e ressaltou que o Sindilojas é comprometido em entender as necessidades do comércio, repassar informações, leis, direitos e dialogar com as empresas e o poder público.
Airton Becker, presidente do Sindicato Rural parabenizou a organização do evento, a relevância e a importância do encontro de entidades. Airton ainda explanou sobre a defesa aos produtores rurais e ao empreendedorismo, aos cursos oportunizados pelo Sindicato, como gestão rural, administração rural, agricultura de precisão e inclusão digital rural. E as metas para o ano de 2013 são ampliar os cursos e promover a consciência de cidadania, saúde e meio ambiente no meio rural.
O Workshop também contou com a presença de Mara Radaelli, representante da 9ª Coordenadoria de Educação. “Percebi que já estamos em estado de união, construindo uma juventude de espírito empreendedor para desenvolver nosso futuro e a nossa cidade. Os projetos são criados por adultos e os jovens têm muito a acrescentar”, finalizou Mara.
 A gestora da Junior Achievement, Daniele Staggemeier, apresentou o que é a Junior e quais as ações que desenvolvem para despertar o espírito empreendedor nos jovens. Parceira da ACI há 15 anos, a Junior Achievement procura desenvolver habilidades e potencialidades nos jovens. Anete Mulinari, professora do Colégio Franciscano Santíssima Trindade, onde a Junior está inserida ressaltou a importância dessas atividades onde “os jovens entram em contato com o mundo empresarial para ao menos serem empreendedores de suas próprias vidas”.
O vereador Rafael Braga esteve presente para representar a Câmara Municipal de Vereadores. Em seu discurso, Braga priorizou lembrar que é necessário trabalhar conjuntamente em busca de desenvolvimento. “É preciso que o poder público, as entidades, as empresas e a população em geral se una em busca de objetivos em comum, para que sejam feitas uma serie de mudanças e discutidas as questões para que Cruz Alta se desenvolva e torne-se uma cidade atrativa para o empreendedorismo”.
Sobre o I Workshop de Empreendedorismo, o presidente do COREDE Alto Jacuí afirmou: - Não vi nada parecido na região, parabéns! Com essa linha de pensamento do que foi apresentado aqui, estamos com tudo nas mãos para desenvolver a região.
A tarde marcou um importante passo rumo ao desenvolvimento e ao empreendedorismo sustentável, onde as entidades se mostraram comprometidas com as ações que realizam. Denilso Zanon finalizou as apresentações do Workshop reafirmando que “resta o desafio da continuidade, fica agora a missão para compilar o que foi dito aqui”.
O presidente da ACI Cruz Alta, Emerson finalizou o evento, agradeceu a presença das entidades e organizações que participaram do Workshop, ressaltando que “Não dá para conceber desenvolvimento se não for para envolver o ponto de vista regional”.
O evento inédito no município e região socializou experiências e ações que são realizadas pelas entidades,  com a intenção de que a partir deste momento seja realizado um fórum  permanente de empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário