sábado, 9 de março de 2013

ACI Cruz Alta participa do lançamento do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação na Expodireto



O presidente da ACI Cruz Alta, Manoel Emerson Cezar de Souza, participou do lançamento oficial do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi), no dia 04 de março, no Auditório da Produção, na Expodireto Cotrijal.
Resultado de um convênio firmado entre a Universidade de Cruz Alta e o governo do Estado, com a coordenação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), o Projeto é considerado estratégico pelo Governo do Estado.
No Alto Jacuí, a AGDI firmou convênio com a Universidade de Cruz Alta, pelo qual o Estado repassa R$ 377 mil ao ano para a Universidade oferecer o serviço na região.
     A solenidade foi prestigiada por autoridades estaduais e locais, entre elas a reitora da Unicruz, Elizabeth Dorneles, que ressaltou o compromisso da Instituição com o desenvolvimento sustentável da região do Alto Jacuí e disse que o Nepi vem ao encontro deste pensamento. “O Nepi trabalha com as empresas da região. Nós também somos uma empresa, só que educacional, e temos trabalhado nos últimos oito anos para que a Unicruz seja cada vez mais produtiva”, comparou.
     Integrado ao Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, o Projeto Extensão Produtiva e Inovação pretende aumentar a eficiência das empresas por meio de assessoramento direto para solução de problemas e melhorias de gestão, planejamento, custos, processos, produtos e inovação.
Para o presidente da ACI Cruz Alta este projeto é muito importante para o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos, pois presta auxílio às empresas identificando as suas principais necessidades e propõe melhorias. “Além disso, presta auxílio na idealização e implantação de iniciativas inovadoras”, salientou.
O Projeto conta com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Serão aplicados mais de R$ 40 milhões, até 2016, para criação e manutenção de 20 NEPIs em todo o Estado.
Atualmente, existem 12 núcleos: três criados durante a fase piloto, que começou em dezembro de 2011, sete em fase de lançamento e dois em processo de assinatura de convênio. Dentre as responsabilidades da AGDI, estão coordenação do Projeto, monitoramento e avaliação de resultados, aperfeiçoamento metodológico, capacitação dos extensionistas e aproximação das empresas atendidas com outras instituições.
*Com informações do Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário