quinta-feira, 21 de março de 2013

Presidente da ACI Cruz Alta e professoras da Unicruz conversam sobre o PROIES



     Na manhã desta quarta-feira, dia 20, o presidente da ACI Cruz Alta, Manoel Emerson Cesar de Souza, se reuniu com a professora Ieda Linck e a vice-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Cléia Baiotto, para discutirem sobre o PROIES.
     O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior foi implantado na Unicruz a partir de 2013 e irá oferecer bolsas de formação aos estudantes que realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Durante a reunião, a professora Ieda Linck explicou que as iniciativas do PROIES pretendem oportunizar que os estudantes da região estudem na Unicruz e concorram as bolsas de formação. Para tanto “é  necessário estimular e incentivar os jovens a cursarem o ensino superior”, ressaltou a professora.
É necessário que haja uma campanha de divulgação na região, para valorizar a perspectiva de vida e de estudo dos jovens. Uma das iniciativas é promover cursos intensivos para melhorar o desempenho dos estudantes no ENEM. O programa pretende se estender por mais 20 anos, com abertura de vagas anuais e ofertando bolsas de formação de 100%.
De acordo com a professora Cleia Baiotto, o programa terá dois focos “Em primeiro lugar precisamos estimular os estudantes a realizarem o ENEM e se candidatarem ao Prouni, e em segundo lugar precisamos pensar em maneiras e estratégias de manter esses estudantes na Universidade, para que permaneçam e concluam o curso”.
O presidente Emerson enfatizou que “essas ações precisam aumentar a autoestima dos jovens, fazendo-os desenvolverem melhores perspectivas de vida e fazê-los se interessar pelo desenvolvimento do município”.
As educadoras procuraram a ACI para propor uma parceria onde sejam mobilizados os empresários no sentido de se comprometerem com o programa e fomentarem o incentivo ao ensino superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário