sábado, 22 de dezembro de 2012

De forma inédita, Cruz Alta recebeu visita do embaixador da China no Brasil





A ACI Cruz Alta recebeu à visita nesta sexta-feira, 21 de dezembro, do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e do ministro conselheiro da embaixada chinesa, Zhu Qingqiao, além de representantes do governo do Estado.
Esta é a primeira vez que o diplomata visitou o Rio Grande do Sul e por intermédio do ex-deputado, Luiz Noé, Cruz Alta foi o município escolhido para ser visitado, junto com Passo Fundo, pela importância que tem na exportação da soja e seus derivados à China.
A ACI, CCGL e Unicruz realizaram uma apresentação aos diplomatas das funções que exercem no município, assim como, a Prefeitura Municipal, que apresentou Cruz Alta e suas potencialidades.
O embaixador Li Jinzhang destacou as relações bilaterais sino-brasileiras, a economia, a política, a cooperação entre os países e disse que o principal motivo da visita foi olhar o estado, a cidade e região, para após o regresso poder apresentar Cruz Alta e o estado ao povo chinês, e assim aprofundar a confiança mútua e impulsionar as relações amistosas em todas as áreas. Ele salientou que: “o segundo motivo da minha visita foi para atuar e trabalhar de forma mais concreta, a fim de impulsionar as nossas futuras cooperações”.
O diplomata disse que: “após assistir as apresentações, fiquei pensando, e acho que há muitas possibilidades para futuras cooperações entre a China, RS, e mais especificamente, com a cidade de Cruz Alta. Nós podemos aprender muito com vocês visando os avanços alcançados nas áreas como educação, cooperação comercial, pesquisa de ciência e tecnologia, agricultura, infraestruturas, planejamento, entre outros”, concluiu o embaixador.
O presidente da ACI Cruz Alta, Manoel Emerson Cesar de Souza, disse que a visita do embaixador marca o início de uma relação de cooperação permanente entre o Rio Grande do Sul, Cruz Alta e a China.
Durante sua exposição, o presidente apresentou algumas oportunidades de investimentos em Cruz Alta e região, inclusive entregou ao embaixador o projeto do Aeroporto Regional de Cargas de Pejuçara, que poderá ser construído em parceria público-privada, bem como, algumas empresas associadas à entidade que já negociam e poderão ampliar os seus negócios com a China. “Assim a ACI Cruz Alta cumpre seu papel, aproximando pessoas, gerando confiança, fomentando negócios e parcerias lucrativas”, finalizou o presidente.
A China é o principal destino das exportações gaúchas, com US$ 2,8 bilhões comercializados entre janeiro e novembro deste ano, segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os principais produtos vendidos aos chineses são a soja e seus derivados, inclusive, a maior parte do produto produzido em Cruz Alta é exportado para a China.
Após o encontro com os convidados na ACI Cruz Alta, o embaixador Li Jinzhang e o ministro-conselheiro Zhu Qingqiao foram recepcionados com uma feijoada na Unimed.
Já no dia 22, a agenda prosseguiu em Cruz Alta com visitas técnicas à Unicruz e a CCGL, onde o embaixador ficou impressionado com o alto nível de tecnologia da fábrica, sobretudo no que se refere à qualidade dos produtos e a segurança alimentar.  
A comitiva diplomática também participou de um churrasco na Agropecuária Ponteiro, dos irmãos Daltrozo, ocasião em que o embaixador conheceu o sistema de plantio direto, que iniciou em Cruz Alta para todo o Brasil, e os processos de irrigação na lavoura de soja. Após, seguiu para Passo Fundo para conhecer a BSBIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário