segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cruz Alta oficializa ingresso no Fundopimes para receber investimentos e construir Área Industrial

                 

                 A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, aproveitou o evento "Encontros para o Desenvolvimento", realizado no último dia 25 com a presença do governador do Estado Tarso Genro, e oficializou a solicitação de ingresso do município no programa Fundopimes, desenvolvido por meio do Badesul. O programa destina investimentos para a implantação de áreas industriais e infraestrutura.
                 O pedido já foi encaminhado à superintendência de operações do setor público do Badesul, em Porto Alegre. Nos próximos dias o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bertoldo Fagundes irá até o Banco para tratar dos próximos passos para a implantação do programa. O investimento para Cruz Alta deve ser de R$ 3 milhões, destinados à aquisição de terreno e infraestrutura.
Na manhã de hoje (29) estiveram reunidos na Prefeitura Municipal o prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos, o secretário Bertoldo Fagundes e o presidente da Associação Comercial Industrial (ACI) Manoel Emerson Cezar de Souza discutindo o assunto.
                 Para o presidente da ACI, a implantação de uma área industrial é um grande avanço, "é uma maneira de Cruz Alta despertar o interesse de novos investimentos no município, aproveitando-se da vocação que possui em fomentar e desenvolver indústrias do ramo alimentício, agregando assim, valor à matéria-prima e gerando renda local", destaca.
                  De acordo com Bertoldo, a partir do avanço de Cruz de Alta comprovado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que do ano de 2005 a 2009 mais que dobrou (conforme gráfico abaixo) e também pelo reconhecimento da cidade através da revista Exame de 14 de dezembro de 2011, como sendo o epicentro de desenvolvimento da região é preciso acompanhar essa evolução estando
preparados para o futuro.
                  Segundo o prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos, essa questão vem sendo retomada em todo o país, impulsionada pelas novas legislações vigentes. "Nossa intenção é criar condições ideais para que possamos ter uma área realmente desenvolvida que não ofereça riscos futuros, por exemplo, no âmbito ambiental. Cruz Alta é beneficiada pelo potencial logístico que possui, a partir disso devemos valorizar essa característica, instalando a área industrial próxima a BRs, onde o transporte seja favorecido", ressalta Vilson Roberto. Posteriormente será formada uma comissão em parceria com a ACI e Universidade de Cruz Alta (Unicruz) para aprofundar os estudos técnicos a nível logístico, econômico, ambiental e de infraestrutura.

Assessoria de Comunicação
Claudiane Veber (Graduanda em Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário